História da Maanaim

 ...sem dúvida, começou no coração e planos de Deus, e ganhou formas nas dependências da Clínica Maanaim, de onde posteriormente veio o nome, situada à Rua Nilo Peçanha, Bom Retiro. Desde fins de 1994, os pacientes que aceitavam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador durante as consultas clínicas, eram convidados a conhecê-Lo melhor através de estudos bíblicos e discipulado baseados no Evangelho de João, que eram ministrados pelo Presb. Enéas Mendonça de Anunciação, proprietário e médico desta clínica.

O número de convertidos crescia, pois familiares e amigos destes pacientes agregavam-se ao estudo bíblico e tinham ali a mesma experiência de novo nascimento.

Em 1995 iniciou-se um novo grupo semanal de estudo bíblico e evangelismo no Colégio Estadual Professor Brandão. Os estudos iniciais foram também baseados no Evangelho de João, e ministrados pelo Presb. Enéas, que era acompanhado de sua esposa Dayse, professora dessa instituição. A primeira professora convertida ali foi Maria Xavier de Araújo (a nossa amada irmã Mariazinha), Coordenadora Pedagógica, e até os dias de hoje uma grande propagadora do evangelho entre seus colegas desta escola. Muitas transformações na conduta de vida de pessoas, milagres, muito desejo de conhecer mais profundamente a este Jesus Cristo, Filho de Deus. Destes, alguns foram batizados tornando-se membros da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, e agregaram-se ao grupo de estudo bíblico que se reunia na Clínica Maanaim.

Naquela ocasião, outro grupo que se uniu a este foi o grupo familiar liderado por Silas Menezes Filho e sua esposa Arilda. A partir de 1996, tínhamos duas reuniões semanais, às segundas-feira e aos sábados, de estudos bíblicos e evangelização na clínica. O número de crianças presentes crescia a cada semana, necessitando de uma ministração especial, que na ocasião foi dada pela Dra. Noemi Suzuki Esmério, também médica da clínica, e auxiliada pela Dayse, sucedida pela irmã Márcia Cristina Vaz, que coordenou este ministério por vários anos.

Nasce a Congregação do Bom Retiro - Março de 1998

O grupo já encontrava-se estável em sua convicção de fé, agora necessitando desafios mais profundos. Foi então que começou-se a cogitar a transformação daquele grupo em uma congregação da 1ª IPI, mantendo a visão evangelística. Um dos irmãos pertencentes ao grupo que mentoreou esta idéia, e nos anos seguintes teve uma participação importante e significativa na implantação da Congregação foi o irmão Dr. Laelio Neves Pires. A proposta foi levada ao Conselho da 1ª IPI de Curitiba, presidido pelo Rev. Carlos Fernandes Méier. Foi então que, havendo sido aprovada a proposta, no dia 08 de Março de 1998, instalou-se oficialmente a Congregação, que passou a chamar-se num primeiro momento de Congregação do Bom Retiro. As dependências da clínica então passaram a acolher aquela congregação recém formada, que logo se tornaram pequenas para abrigar o grupo.

Segundo local como Congregação - Agosto de 1998

 A Congregação do Bom Retiro transferiu-se para uma sede alugada à Rua Solimões. Uma antiga casa de fazenda daquela região, construída em 1870 e tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. A partir daquele momento, também em função de migrarmos para o Bairro São Francisco, a Congregação passou-se a chamar Congregação Maanaim. Esta palavra de origem hebraica, citada em vários textos do Antigo Testamento, mas especialmente em Gênesis 32:1-2, tem o significado de “Acampamento dos Anjos de Deus”.

A partir desta data o Missionário Reinaldo Montoza Briones, então missionário da 1ª IPI de Curitiba, ligado à Jovens Com Uma Missão – JOCUM, foi convidado para estar a frente deste ministério, dividindo seu tempo com o trabalho na missão. Sua esposa Missionária Christina de Moura Briones, também o auxiliou na Ministração da Palavra e em todas as demandas desta nova igreja. Suas filhas, Nathalia, que na ocasião tinha 6 anos, e Ana Paula, com 3 anos, também vieram fazer parte desta família espiritual.

Por decisão do Conselho da 1ª IPI, ao qual estávamos subordinados, a Diretoria da Congregação Maanaim ficou assim constituída: Miss. Reinaldo Montoza Briones; Presb. Enéas Mendonça de Anunciação (diretor); Jin Soo Chung (secretário); Laélio Neves Pires (tesoureiro); e Silas Menezes Filho.

Um ano de desafios - 1999

A Congregação Maanaim, aprovada pelo conselho da 1ª IPI passa a gerenciar seus recursos tendo assim uma autonomia financeira. Com a graça de Deus houve plena suficiência. No segundo semestre deste ano, a diretoria da mesma orando, sentiu-se desafiada à pleitear a transformação em Igreja, tendo sido feito pedido formal àquele conselho. Nosso motivos eram: a consciência da visão que Deus nos havia dado; número razoável de membros – naquela ocasião o rol continha 52 membros maiores; liderança idônea e própria e autonomia financeira. O Rev. Gustavo Adolpho Leal Brandão, pastor da 4ª IPI de Curitiba, foi convidado pela diretoria para ser o representante legal junto à IPI do Brasil, até que o nosso Missionário Reinaldo Briones pudesse ser licenciado e ordenado, conforme os moldes estabelecidos pela denominação. Após ter consultado a Deus, à Família e à sua Igreja, aceitou o convite.

A nova sede... - Dezembro de 1999

 No dia 10 mudamos a nossa sede em virtude do acréscimo de membros e participantes, para uma casa ampla de dois andares, a uma quadra de onde estávamos, Rua Celestino Junior, esquina com Emílio de Menezes, no mesmo Bairro São Francisco. Havia uma alegria grande em nossos corações por vermos a mão do Senhor sobre nós até o presente momento!

Congregação transformada em Igreja - Fevereiro de 2000

No dia 19, sábado, às 19:45hs, reuniu-se a Comissão do Presbitério Sul Paraná para a organização em Igreja da Congregação Maanaim. Naquele dia o local das reuniões ficou lotado. Realizou-se a Assembléia dos Membros da Congregação para a eleição de seus oficiais. Foram eleitos Presbíteros: Enéas Mendonça de Anunciação, Jin Soo Chung, Raul Veríssimo Vaz, Reinaldo Montoza Briones e Silas Menezes Filho; e Diáconos: Edson de Araújo Macedo, Nelson Baroni, Ruth Pasquini Pires e Soely Delay Vaz.

A partir de então passamos a ser a 6ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. Um grande desafio. Agora estávamos emancipados para prosseguir na visão que Deus havia colocado em nossos corações. O Conselho da 6ª IPI reuniu-se várias vezes para conversarmos sobre a visão e missão da Igreja. E naquele ano ficou confirmada a visão de células – “Cada casa uma igreja, cada membro um ministro”, tendo como missão “o sermos testemunhas... e fazermos discípulos...”.

Alargando o espaço... - Fevereiro de 2002

Necessitamos fazer uma pequena reforma na casa para ampliarmos o espaço para as celebrações. Derrubamos uma parede, fizemos algumas adaptações para podermos acomodar um número maior de pessoas. O culto de inauguração foi também em comemoração do 2° Aniversário da Igreja e a Cerimônia de Licenciatura do Pr. Reinaldo Montoza Briones. Nesta ocasião pregou o Rev. Messias Anacleto Rosa da 1ª IPI de Londrina.

Buscando direção de Deus

Em agosto de 2002 a Igreja foi convocada a – 40 dias de Oração e Jejum – para buscar direcionamento de Deus sobre nosso próximo passo em relação a um local. Recebemos palavras de Deus sobre o futuro da Maanaim que temos registradas até hoje. Todos ficamos confiantes de que o Senhor estava preparando um novo local adequado à nossa necessidade. Enquanto isto a Igreja crescia, nesta ocasião contávamos com 7 células. E a visão cada dia estava se tornando mais estruturada.

Um novo local para a Maanaim - 2003

 

Em setembro deste ano encontramos o novo local que estava separado por Deus para nós. Amplo, estrategicamente localizado, amplo estacionamento e muito agradável. Rua José Sabóia Cortes, no Bairro Centro Cívico. Glória a Deus! Depois de um ano dos 40 dias de oração e jejum a promessa do novo lugar tornou-se uma realidade. No dia 08 de Novembro realizamos a Celebração de Inauguração, foi pregador naquela ocasião o Rev. João Luis Simonetti, 1ª IPI de Londrina. A Família Maanaim está grata a Deus por sua fidelidade. Agora podemos continuarmos crescendo. Pedindo que Deus "acrescente aqueles que devem ser salvos".

Por resolução da Assembléia da Igreja reunida em Junho de 2004, a partir desta data, passamos a nos chamar Igreja Presbiteriana Independente Maanaim. Temos muitos sonhos e planos... Nossa história não para por aqui queremos continuar conquistando este bairro, esta cidade, esta nação e outras nações da terra para o Senhor Jesus. Nosso empenho em fé é para que as promessas de Deus para nós se cumpram integralmente, para honra, glória e louvor dele mesmo!

Confira mais fotos do Espaço Maanaim.